quinta-feira, 21 de junho de 2007

Dividir para reinar

Costumamos dizer que é “de pequenino que se torce o pepino”. Mas qual deles, o nosso ou o dos outros?
E o que eu gosto, quando para se justificar as atitudes baixas, usam a desculpa que teve um passado muito mau! É pá, o passado foi mau? E então o que dizer do presente? Não é mau, é mesmo mesquinho, diminuto e baixo…
Sempre acreditei que com o tempo nos tornarmos mais adultos. No fundo, que crescemos. Bolas, é verdade, há sempre o reverso da medalha. Há pessoas que não se engrandecem, simplesmente param no tempo. Se este facto já é mau, as baixas atitudes tiram-me do sério…
Por muitas razões, mudei a minha postura perante a vida, as situações e as pessoas (pelo menos, as que não me merecem crédito, pela sua pequena estatura intelectual).
Hoje em dia, não tenho problemas em assumir que não gosto de amuos injustificados, vitimização gratuita e toda a auto-flagelação que algumas pessoas gostam de representar perante os outros. Mas, bem pior que isso é quando jogam roleta russa, com os sentimentos e a boa vontade de terceiros.
Poderão me dizer que se não gosto, não como, deixo na beira do prato!
Ok! Já pensei nisso. Melhor ainda, tenho pensado nisso. Na verdade, tenho feito isso!
Sinto-me feliz por isso? Não! Afecta-me? Confesso que sim, porque não sou capaz de conviver com a desonestidade, mesquinhez e hipocrisia. Ainda pensei que eu é que estava errado, mas parece que não. Existe um sentimento colectivo, que nas trevas ecoa cânticos de paz podre…
Será que estamos a ser correctos connosco e com outros? Numa postura despreocupada, não. Analisando a situação, medindo todos os prós e contras, tem que ser! Se fosse há cerca de um ano atrás, acredito que passava ao lado da situação! Hoje em dia, assumo que não tenho estômago para tanto!
Mas, afinal qual o objectivo por trás de tudo isto? Para mim é simples, dividir para reinar! Porquê? Não sei…

Nenhum comentário: