terça-feira, 19 de junho de 2007

O Espírito da Teoria da Conspiração

Muitas vezes temos o terrível hábito de sacudir a água no capote, rejeitando assumir as nossas responsabilidades, apelando ao espírito da teoria da conspiração e de um mundo que está todo contra nós.

Não acreditam? Ora vejam só alguns exemplos do dia-a-dia:

- Adormecemos: A culpa é sempre do despertador ou do canal televisivo que passou aquele filme, tão bom, muito tarde. Não fomos nós que optamos por nos deitarmos a horas impróprias.
- Acidente: A culpa é sempre do paspalho que ia à nossa frente e que travou. Não foi por irmos colados à traseira dele.
- Chegamos tarde ao trabalho: Obviamente que a culpa é do despertador e do paspalho ao qual nos colamos à traseira e batemos.
- Erro no Trabalho: Não fomos nós. Não cometemos erros daqueles, de certeza que houve um anormal qualquer que mexeu no que havíamos feito. Passamos a suspeitar de todos os que nos rodeiam, mesmo tendo sido um erro nosso.
- Somos despedidos: A culpa é obviamente do chefe que não gostava de nós! Mesmo se chegávamos atrasados, achavamos que nós é que mandávamos e cometíamos erros que afinal eram dos outros.
- Subsídio de Desemprego: Se por um qualquer motivo não temos direito ao subsídio. A culpa é do estado e dos outros todos que recebem subsídio. Mesmo se estamos fora de qualquer enquadramento, a culpa nunca é nossa por não ter mantido o nosso posto de trabalho.

Como podem ver, por norma, nunca somos nós os culpados de um qualquer evento. A culpa é sempre do mundo que nos rodeia.

4 comentários:

Karl Macx disse...

Como diria um velho amigo comum: " Não eras tu que tinhas a culpa!..."

Moby disse...

Desde ontem trabalho menos, passo mais tempo a ler e comentar blogs, especialmente o teu. A culpa obviamente é tua!

Ricardo Cruz disse...

Moby: Epá, acho que fazes muito bem, e segue outro conselho que também me ensinaram. Se disserem que a culpa é tua, nega até à morte.

Karl macx: A essa frase acrescento outra "E morrem tantos burros aos ciganos..."

Anônimo disse...

A culpa não é minha de estar a comentar no teu blog em vez de estar a trabalhar. A culpa não é minha por me ter entretido a ler os teus posts em vez de adiantar serviço...
Não a culpa também não é tua por teres criado o blog...
A culpa é de alguém, menos nossa.

Gostei do blog. Já estava na hora de também teres o teu, já que virou moda cada um ter.

Um à parte: sei que gostas dos Simpsons (tal como mostra a foto, não é) e como tal quando fiz um post no meu blog sobre a série, lembrei-me de ti.
Hi, hi, hi, agora tens que o ir visitar.